Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020, 13:14h

Wellington Dias e Pablo Santos destacam avanços no HGV na gestão de Gilberto Albuquerque

O médico está deixando a direção do Hospital Getúlio Vargas para a assumir a presidência da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

Img 5221

O governador Wellington Dias reuniu-se, nessa segunda-feira (14), com o presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Pablo Santos, e o médico Gilberto Albuquerque que está deixando a direção do Hospital Getúlio Vargas (HGV) para a assumir a presidência da Fundação Municipal de Saúde de Teresina. Na oportunidade, o chefe do Executivo piauiense agradeceu os serviços prestados pelo médico e desejou sucesso frente aos novos desafios.

Gilberto Albuquerque falou dos avanços do HGV na sua gestão e destacou a resolutividade na administração do hospital, os investimentos em qualificação de servidores e em infraestrutura. “Nós conseguimos este ano, por exemplo, três prêmios nacionais. Tivemos os melhores programas de cuidado à Covid-19, com a assistência aos servidores, pacientes, familiares e acompanhantes. Somos destaque no programa de visitas virtuais, inclusive o Hospital Sírio Libanês também implantou essa ação que se espalhou para todo o Brasil. Fizemos mudanças estruturais e nos próximos anos serão 22 obras em andamento, com recursos já assegurados. O Getúlio Vargas terá uma estrutura toda reformada, equipamentos novos e modernos e posso dizer com toda a satisfação que a gente deu um rumo ao HGV para que ele tome a posição que deveria ter sempre, com destaque, com qualidade e segurança para pacientes e servidores e estrutura física adequada", explanou o gestor.

O andamento das 22 obras já iniciadas e licitadas somam R$ 5,3 milhões, frutos de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro e recursos do Governo do Estado para conclusão dos 20 leitos de UTIs, conclusão das unidades de recuperação da hemodinâmica, ampliação para implantação de rampas de acesso à unidade de internação, modernização da subestação, sala do grupo gerador, cobertura do pátio central, implantação da sala de resíduos do centro cirúrgico e sala de desinfecção química da central de material e esterilização, bem como, a reforma de adequação do laboratório de análise clínicas e do dispensário de medicamento do HGV.

O presidente da FEPISERH, Pablo Santos, avalia como assertivas e resolutivas as ações que a Fundação está efetivando na estruturação e modernização do HGV, que avançaram na gestão de Gilberto Albuquerque à frente do Getúlio Vargas. “Desde 2017, estamos efetuando melhorias estruturais e renovando o parque tecnológico a fim de ampliar os serviços e melhorar os atendimentos, passando a atender mais pessoas que vem de todos os municípios do estado para procedimentos de alta complexidade no Getúlio Vargas, sendo que, com a chegada do Dr. Gilberto à direção, intensificamos essas ações, que se mostraram eficazes para o progresso da casa”, comenta Santos.

Reunião do presidente da Fepiserh, Pablo Santos, com Dr. Gilberto Albuquerque e Osvaldo Mendes, novo diretor do HGV a partir de janeiro de 2021.

Ainda segundo Pablo, em 2021 será implantado o serviço de cirurgia cardíaca graças à conclusão de albumas obras essenciais. "Há tempos estamos empenhados em realizar as cirurgias cardíacas no HGV e com a conclusão dessas obras, será possível, o que representa um avanço na rede hospitalar do estado, pois atualmente nenhum hospital público realiza esse procedimento no Piauí", conta o gestor.

O governador Wellington Dias aproveitou a oportunidade para agradecer o trabalho do médico. "Fez um trabalho extraordinário. Vivemos momentos muito difíceis em 2018 e 2019 e ainda estamos vivendo este ano com a pandemia da Covid-19. Além de ampliar serviços em diferentes áreas, o HGV foi o grande suporte para alta complexidade no Piauí. Ampliamos em mais de 100 leitos. E o Dr. Gilberto conseguiu com muita habilidade e competência destravar obras que estavam paradas para que pudéssemos chegar em 2021 com a perspectiva de comemorarmos os 80 anos do HGV com uma qualidade muito maior. Agradeço por todo empenho e parabenizo também ao dr. Pessoa pela escolha", comentou Dias.

Fonte: HGV/CCOM