Notícias

Sexta-feira, 24 de Abril de 2020, 15:50h

Serviço que permite validar receitas médicas e atestados digitais entra em funcionamento

A ferramenta vai auxiliar a relação remota entre médico, paciente e farmacêutico

canva Thumbnail large 1  1

Já está disponível e em funcionamento o serviço que permite validar receitas médicas e atestados digitais, auxiliando a relação remota entre médico, paciente e farmacêutico. O serviço consolida a possibilidade de o paciente receber prescrições diretamente no celular, sem uma via em papel, e ter o documento conferido, via plataforma, diretamente pelo farmacêutico.

O novo serviço foi lançamento nesta quinta-feira, 23, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF).

“Esta é parte de uma iniciativa que soma esforços ao trabalho de outros órgãos reguladores e legisladores para efetivar a possibilidade da utilização da Telemedicina, em caráter de excepcionalidade e enquanto durar as medidas de enfretamento ao coronavírus, já estamos desenvolvendo estratégias pós-pandemia”, explica o 1º secretário do CFM, Hideraldo Luis Souza Cabeça.

Através da plataforma https://prescricaoeletronica.cfm.org.br/, o médico poderá “baixar” modelos de prescrições e atestados, preencher e assinar digitalmente – com o seu certificado ICP-Brasil, atendendo às exigências legais – a prescrição com a indicação de tratamento ao paciente. Para o farmacêutico, há um espaço de verificação da assinatura e dados de registro do médico, garantindo a segurança na dispensação do medicamento.

PARA SABER MAIS SOBRE A CERTIFICAÇÃO DIGITAL EM RECEITAS E ATESTADOS, ACESSE: Portal CFM

 


Fonte: Conselho Federal de Medicina (Portal CFM)