Notícias

Segunda-feira, 05 de Outubro de 2020, 12:12h

Outubro Rosa: HGV oferta atendimentos para diagnóstico precoce do câncer de mama

Os serviços voltaram à normalidade e o hospital está disponibilizando mais consultas para atender à demanda.

Mamografia hgv

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) apoia e impulsiona a campanha Outubro Rosa, alertando as mulheres para a importância de buscar atendimento médico e fazer o autoexame para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo o coordenador da Clínica Ginecológica do HGV, o mastologista Pedro Vitor, o câncer de mama é uma doença séria e requer tratamento precoce para que obtenha a cura.

Pedro Vitor informa que a primeira consulta deve ser no posto de saúde e o médico notando alguma alteração na mama, deve encaminhar a pessoa para os serviços de referência. "Nas cidades do interior, devem ser encaminhadas pelas Secretarias de Saúde e em Teresina, pelos postos de saúde. Existe outra forma de encaminhamento, em casos mais graves, a paciente pode ser internada e transferida para os serviços de referência”, destaca o coordenador.

O diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, explica que os serviços voltaram à normalidade e o hospital está disponibilizando mais consultas para atender à demanda. "As mulheres na faixa etária acima de 40 anos devem se preocupar em buscar atendimento e sempre fazer o autoexame", ressalta o gestor.

A diretora técnica da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Fátima Garcez, enfatiza a relevância do tema e adverte às mulheres sobre a necessidade de fazer o autoexame e buscar atendimento quando surgir dúvidas. "A nossa rede hospitalar estadual está preparada para realizar os atendimentos e, especialmente agora em outubro, acolher e orientar sobre o assunto, sendo que o Hospital Getúlio Vargas está oferecendo atendimentos para diagnosticar a doença o quanto antes, para assim, encaminhar a paciente para o tratamento", fala Garcez.

A Clinica Ginecológica do HGV funciona de segunda á sexta-feira, no horário de 7h às 17h.


Fonte: Hospital Getúlio Vargas