Notícias

Quinta-feira, 07 de Novembro de 2019, 12:46h

Novembrinho Azul será realizado nesta sexta-feira no Hospital Infantil

O objetivo é promover e conscientizar sobre a saúde masculina desde a infância

Img 8596

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do Hospital Infantil Lucídio Portela(HILP), realiza nesta sexta-feira (8), a campanha Novembrinho Azul, das 8h às 16h no Hospital Infantil Lucídio Portella. O projeto foi criado pelo uropediatra Djalma Ribeiro Costa, sendo uma versão infantil do Novembro Azul. O objetivo é promover e conscientizar sobre a saúde masculina desde a infância, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

Durante o evento, serão realizados atendimento com urologista , vacinação para HPV, exames de imagem, acolhimento familiar por assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. De acordo com o médico Djalma Costa, sobre as doenças urológicas prevalentes na infância e adolescência, "infelizmente vivemos uma realidade muito triste. Doenças frequentes e encaradas como simples, como a fimose, o testículo não descido, a infecção urinária, incontinência urinária ou a enurese noturna na infância e na adolescência podem se tornar grandes problemas na vida adulta”, explica.

O Projeto Novembrinho Azul já virou Lei Estadual - 7.224 de 2019 - de autoria do Deputado Gessivaldo Isaías e publicada no Diário Oficial do Estado do Piauí em 19 de junho de 2019, sendo copiado por outros Estados. Para o Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, são necessárias políticas públicas de saúde masculina na infância e na adolescência, preparando o cidadão para uma vida adulta mais saudável e mais produtiva economicamente. "Nossa missão é tornar todas as crianças e adolescentes masculinos do Piauí em homens adultos saudáveis", diz secretário.


Fonte: Ascom Sesapi