Notícias

Quinta-feira, 07 de Maio de 2020, 16:34h

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre notícia falsa publicada no portal 180 Graus nesta quarta-feira, às 16h35

Logo fepiserh   cinza

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH) vem a público afirmar que a notícia "Fepiserh adquire R$ 1,1 milhão em máscara a R$ 260 uma delas", publicada nesta quarta-feira, às 16h35, no portal 180graus.com, era FALSA, induzindo seus leitores naquele momento, assim como os 'prints' que ainda circulam nas redes sociais, de que o valor apresentado se referia a uma máscara apenas, quando, na verdade, o valor se refere a uma caixa com 50 unidades de máscara.

Esclarece ainda, que segue todas as recomendações da Lei 13.979 que dispõe sobre as medidas para enfrentamento ao coronavírus que autoriza a Instituição a fazer um Termo De Referência mais simples, ou seja, contratação apenas com as cotações das empresas.

No entanto, prezando sempre pela transparência e pela correta aplicação dos recursos públicos, a FEPISERH teve o cuidado em cruzar os valores dos orçamentos apresentados pelas empresa com o Banco de Preço – local onde as Atas de Registro de Preço de todo o país são lançadas – e, diante desses valores, notificou todas as empresas que tinham citado itens com valores acima do apresentado no Banco de Preço.

A FEPISERH lamenta que a população seja submetida a esse tipo de publicação, mesmo que posteriormente alterada, em um momento em que a verdade e as informações responsáveis deveriam ser prioridade. Também reafirma o compromisso com a transparência de suas ações como forma de combate às Fake News, sendo uma das primeiras instituições do governo a disponibilizar no seu site um campo específico, chamado TRANSPARÊNCIA-COVID, que trata sobre as contratações, envolvendo os gastos no combate à pandemia do coronavírus. Lá, os órgãos de controle de gastos públicos, a imprensa e a população de uma forma geral têm acesso a todos os contratos feitos pela instituição, inclusive, sobre o que trata a referida matéria.

Por fim, ressaltamos que a prioridade da FEPISERH é abastecer os hospitais da sua rede hospitalar, de forma a lhes dar condições e estrutura para melhor atender a todos que precisarem dos seus serviços. Ao mesmo tempo, cuida da correta tramitação dos processos, buscando sempre a salvaguarda de todas as contratações para que não haja discrepância com os valores praticados atualmente no mercado nacional.


Fonte: FEPISERH