Notícias

Quinta-feira, 07 de Maio de 2020, 16:27h

Hospital de Picos treina equipes sobre intubação e ventilação mecânica

Outra medida adotada pela Fundação no fluxo de atendimentos é a realização de testes rápidos, uma vez por semana, nos profissionais da linha de frente

Treinam intub picos  2

O Hospital Regional Justino Luz (HRJL), em Picos, realizou treinamento sobre intubação e ventilação mecânica e implementou um novo fluxo de atendimentos a fim de garantir mais proteção e segurança aos pacientes que dão entrada no hospital nesse período da pandemia do novo coronavírus. A iniciativa faz parte de um plano de ação desenvolvido pela Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh) para o enfrentamento e combate à Covid na macrorregião de Picos, já que o Justino Luz é referência.

Na terça e quarta-feira (5 e 6), as equipes do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Covid e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) passaram por treinamento de Intubação Orotraqueal (IOT) e Ventilação Mecânica para Pacientes com Covid. O treinamento foi ministrado pelas médicas anestesistas, Fernanda Rondon e Daniela Modesto, e pela fisioterapeuta Paula Rodrigues.

Segundo o presidente da Fundação Hospitalar, Pablo Santos, a capacitação dos profissionais que estão na linha de frente da área Covid tem sido uma das prioridades da Fepiserh, assim como, orientação diária sobre proteção individual no ambiente de trabalho a todos que trabalham na recepção e acolhimento dos pacientes com suspeita e/ou confirmados com coronavírus, em os hospitais da rede.

“Estamos reforçando os cuidados com os pacientes Covid e não Covid, bem como garantindo segurança no ambiente de trabalho para as equipes. Temos investido em EPIs e higienização dos espaços para reprimir qualquer contaminação dentro dos hospitais”, ressalta a presidente.

A capacitação foi organizada pela Coordenação de Segurança do Paciente e Qualidade Hospitalar do HRJL.

Outra medida adotada pela Fundação no fluxo de atendimentos é a realização de testes rápidos, uma vez por semana, nos profissionais da linha de frente. Os demais profissionais que apresentam sintomas gripais há mais de sete dias também estão sendo testados. Além disso, foram orientadas toda equipe clínica e demais profissionais da portaria, recepção e setor da limpeza sobre higienização e medidas de proteção individuais para evitar uma possível transmissão do vírus no ambiente hospitalar.

A diretor técnico do Hospital Justino Luz, Tércio Luz, adianta que na próxima semana, as equipes serão treinadas sobre paramentação e desparamentação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Desde o inicio da pandemia estamos capacitando as equipes envolvidas na recepção e tratamento dos pacientes Covid, além de orientação diária sobre proteção individual a todos os colaboradores. Também alteramos as entradas de pacientes, para que não haja cruzamento de pacientes. Próxima semana teremos novos treinamentos, que serão contínuos até o final da crise”, destaca o diretor.

 


Fonte: Lorena Sales (Picos)