Terça-feira, 14 de Janeiro de 2020, 11:37h

Hospital de Picos recebe investimentos e avança em melhorias

O Governo do Estado tem promovido melhoria no atendimento da população de Picos e municípios da macrorregião

Picos  9

O Hospital Justino Luz, em Picos, faz parte do planejamento estratégico do Governo do Estado de investir e melhorar os hospitais regionais. Para isso, vem executando obras e adquirindo equipamentos através da Secretaria de Estado da Saúde e Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh). O Hospital atende mais de 30 cidades circunvizinhas, beneficiando mais de 500 mil habitantes.

De forma gradativa, o Governo do Estado vem promovendo melhorias no atendimento da população de Picos e municípios da macrorregião. O Hospital possui obras em andamento no Pronto Socorro, Centro Cirúrgico e na reforma de 20 leitos de enfermarias, que serão climatizados após o término da obra da subestação que está sendo construída na cidade. O hospital também vai ganhar uma Unidade de Cuidados Convencionais (UCINCO), um Centro de Parto Normal (CPN), além da Casa da Gestante. As benfeitorias devem ser entregues ainda este ano.

O resultado dos investimentos já feitos pelo Governo pode ser visto na ala pediátrica do Hospital Justino Luz, que aumentou em 30% a capacidade de atendimento e também ganhou climatização e uma brinquedoteca. Já a instalação da UTI, que possui 10 leitos, atendeu no último ano mais de 320 pacientes, salvando vidas, especialmente de cardíacos, renais e diabéticos. Antes da instalação da UTI, esses pacientes eram transferidos para Teresina e, em alguns casos, não sobreviviam ao longo percurso de mais de 300 Km ou quatro horas de viagem.

Para 2020, está programada incremento no parque tecnológico com a aquisição de equipamentos para o centro cirúrgico do hospital no valor de R$ 870.000,00, aquisição de equipamentos para o pronto socorro no valor de R$ 500.000,00 e a conclusão das obras de reforma que vem sendo desenvolvidas no Hospital Justino Luz. A unidade receberá ainda os mutirões semanais de cirurgias, que serão realizados nos finais de semana, começando por cirurgias ortopédicas.

A Secretaria de Estado da Saúde e Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares conjuntamente estão realizando obras de contenção de águas pluviais para evitar alagamentos no período chuvoso. O Hospital fica localizado em um ponto recorrente de alagamento, mas com as providências emergenciais adotadas, mesmo com as chuvas que atingiram as cidades do Piauí nos últimos dias, o hospital não sofreu nenhum dano.

"Estamos trabalhando para resolver os gargalos e fortalecer o atendimento do SUS na região de Picos. Nosso objetivo é modernizar e estruturar o hospital para garantir atendimento de qualidade para a população", afirma o Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Para o presidente da Fundação Hospitalar da Estado, Welton Bandeira, melhorias estão sendo realizadas e com os novos espaços que serão entregues, o hospital vai amplificar os atendimentos, otimizando e incrementando os serviços da casa . "Entendemos que com uma demanda crescente na região, precisamos sempre investir em obras e novos equipamentos. O Governo do Estado está atendo a isso e tem se empenhado em melhorar o acolhimento e assistência em Picos e municípios atendidos no hospital", ressalta.

Fonte: SESAPI/FEPISERH