Terça-feira, 01 de Outubro de 2019, 17:36h

HGV realiza Semana de Segurança do Paciente

Evento acontece dias 02 e 03 de outubro no hospital

Sem seg do pac  2

Com o tema “Cultura de Segurança", o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza nesta quarta (2) e quinta-feira (3), a III Semana de Segurança do Paciente e o II Fórum de Prevenção de Quedas, onde serão realizadas diversas ações voltadas para profissionais colaboradores, residentes e estudantes. Atualmente, o HGV participa de dois projetos do Ministério da Saúde direcionados para a segurança do paciente.

Além de palestras, a programação contará com outras atividades como oficinas, conferências, estações práticas e stands no pátio central. Também será divulgado o resultado do concurso interno de escolha das melhores ideias para o hospital, que teve como tema, "Sua ideia pode fazer a diferença". As quatro melhores ideias serão premiadas com R$ 500 cada.

Nirvania Carvalho, coordenadora do Núcleo de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente (NQSSP) do HGV, diz que o objetivo é reforçar o engajamento de todos nas práticas dos cuidados necessários para garantir a segurança do paciente, como evitar quedas, por exemplo. "É preciso orientar e incentivar os profissionais a notificarem qualquer evento adverso, para que NQSSP possa aprimorar cada vez mais o fluxo de trabalho", pontua.

A coordenadora lembra que o HGV já desenvolve um intenso trabalho neste sentido junto aos colaboradores, com resultados positivos. "Já implantamos as seis metas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos nos serviços de saúde: identificação do paciente, prevenção de lesão por pressão, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura, prática de higiene das mãos em serviços de saúde e prevenção de quedas", conclui Nirvania.

Na foto, o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, o médico Dr. Pessoa, e o deputado Pablo Santos, durante visita ao hospital para conhecer o projeto.

Dia 02 (quarta-feira)

07h30 às 8h    Entrega do Material.
8h às 8h50    Abertura Oficial (Auditório)
Atração Musical
08h50 às 9h50     Conferência: A Importância da Cultura de Segurança do Paciente e Notificação de Eventos.
Ministrante:    Dra. Paola Bruno de Araujo Andreoli (Gerente de Qualidade - Segurança do Paciente e Desfechos Clínicos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz)

9h50 às 10h
Intervalo

10h às 10h30     Lançamento do Novo Formato de Notificação de Eventos.
Ministrantes:    Dra. Nirvania do Vale Carvalho
(Coordenadora do Núcleo de Qualidade em Saúde e Segu-rança do Paciente do Hospital Getúlio Vargas)

10h30 às 11h10
Perfil dos Pacientes que caíram no HGV entre 2017 e 2019 e a prevenção de quedas