Notícias

Terça-feira, 17 de Novembro de 2020, 14:03h

HGV realiza mais de 900 procedimentos endovasculares durante a pandemia

Os procedimentos são realizados pelo serviço de hemodinâmica do hospital e, mesmo com a pandemia, não foram suspensos graças às medidas de segurança adotadas

HGV Hemodin%c3%83mica b 730x486

O Serviço de Hemodinâmica do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou 929 atendimentos de janeiro a outubro deste ano, procedimentos que somente o HGV faz na rede pública de saúde do estado.  O diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, diz está satisfeito com os resultados e que a meta é ampliar ainda mais o serviço. 

Albuquerque destaca que o serviço é referência para todo o Estado com atendimentos complexos em arteriografias (255 realizadas no período), angioplastias (153), embolizações de aneurisma cerebral (141), flebografias (81), cateterismos cardíacos (73), dentre outros. 

O coordenador da neurologia do HGV, Arquimedes Cavalcante, explica que, mesmo com a pandemia, os atendimentos não foram paralisados. ¨Isso somente foi possível porque seguimos todos os protocolos estabelecidos, bem como as normas de distanciamento e medidas de segurança e higiene, conforme as determinações das autoridades sanitárias ¨, pontua Cavalcante.

O cirurgião vascular Martônio de Assunção, que coordena o Serviço de Hemodinâmica, explica que o setor atende pacientes do Ambulatório Integrado do próprio HGV e de outros hospitais da rede estadual, para o tratamento de doenças cardiovasculares e neurológicas. 

"Tratamos de aneurismas cerebrais e de aorta abdominal, malformações vasculares e cerebrais, pacientes vítimas de acidente vascular isquêmico, doenças de carótidas, pacientes diabéticos com problemas nos membros inferiores; além de outros casos. ¨, completa o coordenador.

O presidente da Fundação piauiense de serviços hospitalares (Fepiserh), Dr. Pablo Santos, lembra da evolução do setor de Hemodinâmica do HGV e de como vem se destacando ao longo dos anos na realização de procedimentos de alta complexidade. “Com 10 anos de atuação, a Hemodinâmica do HGV se destaca cada vez mais na realização de procedimentos de alta complexidade. Alguns deles, inclusive, o setor é pioneiro no estado e é o único da rede pública a oferecer. Por isso mesmo, estou seguro que prestamos um dos melhores atendimentos em saúde pública, não só do Piauí, mas do Brasil, e isso se mantém no período da pandemia”, diz Pablo Santos.
 


Fonte: HGV