Notícias

Quarta-feira, 10 de Abril de 2019, 12:51h

HGV realiza cirurgia inédita com tecnologia avançada

A paciente de 40 anos respondeu bem ao tratamento e já se encontra de alta hospitalar

Hgv   cirurgia de hernia

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou na última terça-feira (2), uma cirurgia inédita utilizando tecnologia avançada para tratar uma hérnia de disco na coluna. A paciente Arnayldes Costa Sousa, de 40 anos, respondeu bem ao tratamento e já se encontra de alta hospitalar.

A cirurgiã ortopédica, Ayrana Soares, que realizou o procedimento, acaba de retornar da Alemanha, onde foi fazer um aperfeiçoamento na área. Ela explica que o tratamento que a paciente recebeu foi de última geração, minimamente invasivo, com acesso de 5 milímetros na pele, o que possibilitou uma recuperação rápida. "Ela tinha uma hérnia de disco pura e o procedimento possibilitou um risco menor a paciente, com menos sangramento, menos complicações e menor tempo de cirurgia e internação", explica a médica. 

A paciente conta que sentia fortes dores lombares que irradiavam para a perna esquerda, o que a impossibilitava de realizar muitas atividades diárias. "Eu sentia fortes dores e isso me incomodava muito. Era um sofrimento constante", relata a Arnayldes. 

Ayrana Soares destaca que a técnica utilizada no tratamento da paciente, a endoscopia de coluna, é uma cirurgia por vídeo pela qual são tratados problemas como a hérnia de disco e canal estreito da coluna lombar. "O procedimento se caracteriza por ser menos invasivo que métodos tradicionais. Enquanto antes, em técnicas clássicas, era necessário realizar incisões de até 12 cm para abordar uma hérnia de disco, a endoscopia de coluna permite o tratamento com aberturas menores, no caso de Arnayldes, a incisão foi de apenas 5 milímetros", revela.

Para a diretora-geral do HGV, Fátima Garcêz, os profissionais do hospital tem se aperfeiçoado cada vez mais, o que tem feito a diferença nos tratamento de casos complexos. Ela ressalta que a gestão da casa tem feito todo o esforço para garantir a realização desses procedimentos e otimizar as demais clínicas. "É um empenho diária e contínuo do hospital e da Fundação Hospitalar, nossa gestora, em proporcionar melhorias para o acolhimentos dos usuários, assim como, gratular os profissionais que se dedicam aos pacientes, como a Dra. Ayrana", comenta Garcêz.


Fonte: Fátima Oliveira (HGV)