Notícias

Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2018, 10:42h

HGV é selecionado para fazer parte de projeto nacional de Segurança do Paciente

Seleção aconteceu através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-Sus) do Ministério da Saúde

Divulgação Mat sus

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi selecionado para participar do Projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-Sus) do Ministério da Saúde. O HGV foi selecionado devido ao resultado satisfatório no Projeto Paciente Seguro, também do Ministério da Saúde em 2017.

O projeto será desenvolvido, inicialmente, nas UTIs do HGV para que a instituição siga os mesmos protocolos de atendimento aos pacientes que hospitais, considerados de excelência no Brasil, seguem como: pacote de intervenções capaz de medir a melhoria contínua dos processos de trabalho da equipe, além da criação de um sistema de cuidado à prova de erros, com inspeção sucessiva, auto inspeção e inspeção na fonte.

Segundo a diretora-geral do HGV, Clara Leal, esses protocolos são capazes de prevenir eventos adversos que podem causar danos aos pacientes dentro de hospitais, como quedas, administração incorreta de medicamentos e erros em procedimentos cirúrgicos.

Representando a diretoria, uma equipe composta do diretor técnico Ingrácio Amorim; coordenador da UTI Bruno Ribeiro; gerente de Enfermagem Cecília Viana e as enfermeiras Juliana Odorico e Lucia Mesquita participam, em São Paulo, do primeiro treinamento do projeto (Sessão de Aprendizagem Presencial), sob a orientação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Relação Custo x Benefício

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o impacto financeiro das falhas de segurança na Saúde equivale a 15% do total de todas as atividades e gastos hospitalares. Os custos de prevenção aos eventos adversos são menores quando comparados aos custos do dano ao paciente (economia de US$ 28 bilhões entre 2010 e 2015 nos EUA).

Texto: Solinan Barbosa
Foto: Divulgação