Notícias

Segunda-feira, 27 de Abril de 2020, 12:15h

HGV continua com cirurgias e realiza dois transplantes de rins

Mesmo com o maior número de leitos destinados aos casos de covid-19, hospital continua com outros procedimentos

HGV Transplanterins

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou dois transplantes de rins no último sábado (25). Os pacientes com iniciais F.S.G, 35 anos, e S.R.P.S.R, 54, receberam órgãos da captação realizada no próprio HGV e passam bem. O diretor-geral, Gilberto Albuquerque, explica que o Hospital continua realizando outras atividades, mesmo com o maior número de leitos destinados aos casos de covid-19.

Ele explica que mesmo o Hospital sendo o maior com números de leitos destinados a pacientes com Covid-19, continua realizando outras atividades. "Tanto recebendo pacientes regulados quanto realizando os transplantes, isso mostra o compromisso do Hospital com a sociedade e mesmo num período desses de crise, continuamos cumprindo com nossas obrigações", explica o diretor. 

A coordenadora do Transplante Renal do HGV, Celina Castelo Branco, explica que a equipe de Transplante renal é composta por médicos cirurgiões e médicos nefrologistas. “Os nefrologistas são responsáveis pelo preparo do paciente que vai receber o rim e pelo seguimento deste paciente após a cirurgia. O sinergismo e o entrosamento destas equipes são fundamentais para os bons resultados”, afirma a coordenadora.

A diretora técnica da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares, Fátima Garcez, destaca que todos os procedimentos de alta complexidade continuam sendo realizados. "Algumas cirurgias não podem cessar, como as de alta complexidade, que são reguladas para o HGV por ser referência no Estado", pontua.

A equipe que realizou os transplantes foi composta pelos cardiovasculares Jesus Abreu, Renato Duarte, Luciano Couto e Antônio Reginaldo. Participaram também os anestesistas Henrique Rocha e Hamilton Barbosa de Sousa. A equipe de enfermagem foi coordenada pela enfermeira Gildete Teixeira e equipe de apoio.


Fonte: HGV