Notícias

Terça-feira, 12 de Maio de 2020, 11:04h

HGV capacita profissionais para atendimento dos casos de Covid-19

Profissionais que trabalham no serviço de limpeza da área Covid-19 também foram capacitados sobre higienização e limpeza

Treinahgv1
Enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Getúlio Vargas (HGV) que atuam na área da Covid-19 realizaram treinamento com o objetivo de atualizar e reforçar os cuidados relacionados a pacientes graves. A capacitação aconteceu na última semana e foi dividida em três turmas, passando duas etapas, teoria e prática.
 
Na programação, foram abordados temas como uso adequado do monitor multiparamétrico e parametrização do ventilador mecânico, balanço hídrico no paciente crítico, manuseio de bomba de infusão e manuseio adequado do carro de emergência, monitorizarão hemodinâmica invasiva e não invasiva, dentre outros.
 
Vale ressaltar que, por conta das recomendações de se evitar aglomerações de pessoas, como parte das medidas preventivas e necessárias para a contenção da Covid-19, as turmas foram divididas em pequenos grupos, todos com máscaras e respeitando a distância recomendada.
 
Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HGV, Leila Veras, as capacitações são indispensáveis para os profissionais de saúde que atendem pacientes acometidos pela Covid-19. "Essas atividades já são rotina no hospital. O que buscamos é deixar todos que estão na linha de frente sempre atualizados e mais bem preparados. O que reflete positivamente no atendimento e segurança de todos", pontua Veras.
 
O presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Pablo Santos, comentou os treinamentos realizados no HGV e Hospital Regional Justino Luz, em Picos, ambos gerenciados pelo órgão. "Estamos investindo em treinamentos e capacitações de forma intensiva nesse período, para resguardar os profissionais e oferecer um melhor atendimento aos pacientes covid e não covid, tanto os que estão na linha de frente, como os demais que dão suporte nos atendimentos", destaca.
 
Serviços gerais
Os profissionais que trabalham no serviço de limpeza da área Covid-19 também foram capacitados sobre higienização e limpeza. Durante dois dias, o treinamento abordou temas como paramentação e desparamentação de EPIs, técnicas de limpeza e desinfecção do ambiente, metas de segurança e medidas de precaução da doença.

Fonte: HGV