Notícias

Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020, 15:20h

Governo inaugura Ambulatório Trans do HGV

Espaço vai atender exclusivamente travestis e transsexuais que necessitam de algum tipo de terapia

Ambulat%c3%b3rio trans do hgv  2

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde e Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), inaugura nesta quarta-feira (29), o Ambulatório de Saúde Integral da População Trans - Makelly Castro. O espaço está instalado dentro do Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e vai atender exclusivamente pacientes travestis e transsexuais que necessitam de algum tipo de terapia.

Com uma equipe multidisciplinar formada por endocrinologista, ginecologista, urologista, psicólogo e assistente social, o Ambulatório Trans do HGV vai realizar atendimentos de segunda a sexta-feira, a pacientes regulados das UBSs, encaminhados após consulta com um clínico geral.

Para o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, o espaço vai proporcionar mais qualidade no atendimento para travestis e transsexuais. "É um projeto que já vinha em discussão há muito tempo no Governo do Estado e que agora efetivamente estamos colocando em prática. Estamos inaugurando esse consultório específico para os Trans, onde oferecemos várias especialidades. Isso vai dar uma garantia para eles, onde terão um local específico para atendimento com mais comodidade ", ressalta.
 
O presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Welton Bandeira, explica que o Ambulatório era uma necessidade das travestis e transsexuais, que não dispunha de um ambiente voltado especificamente para atendê-los de forma integral. "É importante que essa parcela da comunidade tenha um acolhimento especializado e mais apropriado, para dispor de melhor qualidade durante o tratamento e respectivamente, mais comodidade e conveniência. Vai assegurar uma autoestima melhor e bem estar para esses pacientes", fala Bandeira.


Fonte: FEPISERH