Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019, 11:31h

Governo entrega reforma da pediatria do Hospital de Picos

Espaço ganhou novos leitos, climatização e brinquedoteca

Enfermaria picos  11

O Governo do Estado, através da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), realizou nessa sexta-feira (11), a entrega da reforma da ala pediátrica do Hospital Regional Justino Luz, em Picos. O espaço recebeu a ampliação dos leitos de 7 para 10, aumentando em 30% a capacidade de atendimento. Também ganhou climatização e uma brinquedoteca.

Para marcar a data, nesta sexta e sábado (11 e 12) acontece um mutirão infantil onde estão programadas consultas e cirurgias. A ação se dá em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O hospital também vai oferecer palhaçoterapia, musicoterapia e oficina de pintura para pacientes a acompanhantes nesses dois dias.

O presidente da Fundação Hospitalar, Welton Bandeira, destacou a importânica da nova ala infantil para população. "O Interior possui uma demanda contínua e crescente, e por isso,  a necessidade de investir cada vez mais em melhorias nos hospitais regionais, com bom atendimento e mais comodidade. Precisamos descentralizar gradativamente a saúde no Estado e para isso acontecer, é necessário equipar os hospitais e investir em pessoal. Esse é o caminho", conta Bandeira.

Para o deputado Pablo Santos, ex-presidente da Fundação e médico na cidade de Picos, são muitos os benefícios para a região. "É com grande satisfação que participamos dessa entrega. Picos e toda região necessita dessas benfeitorias. Estamos ampliando a capacidade de internação infantil do hospital em quase 50%, que com isso, vai incrementar a produção da casa. Outro ponto importante é a humanização do atendimento, pois as crianças são acolhidas já fragilizadas por conta das enfermidades, em razão disso, nossa alegria em entregar a brinquedoteca", comenta Pablo.

A diretora-geral do hospital, Samara Sá, ressalta a otimização no acolhimento das crianças. "O ambiente está mais amplo, confortável e humanizado. Nossas crianças serão melhores recepcionadas, e agora com a brinquedoteca, teremos uma atmosfera lúdica e agradável. Entendemos que a internação é um momento mais difícil para os pacientes e famílias, por conta das enfermidades, daí esse empenho em aprimorar o atendimento. Já estamos recebendo um feedback muito positivo, com as crianças agradecendo os brinquedos e a nova ambientação", relata a diretora.

O secretário municipal de saúde, Júnior Santos, participou da solenidade de entrega.

Fonte: ASCOM FEPISERH