Notícias

Quinta-feira, 26 de Setembro de 2019, 12:57h

Fundação recebe mais investimentos do Governo

A subvenção servirá para pagar o passivo da Fundação, fornecedores e a folha

Pablo santos

A Assembléia Legislativa aprovou e seguiu para sanção do governador Wellington Dias, projeto do Executivo que altera a lei que regula a Fundação Hospitalar do Estado (Fepiserh). A mudança fortalece o órgão, que passa a receber repasse maior do Tesouro Estadual, poderá captar recursos através de emendas parlamentares e receberá subvenção social de R$ 13 milhões. O deputado Pablo Santos, ex-presidente do órgão, foi quem sugeriu a pauta e defendeu a aprovação na CCJ.

A subvenção servirá para pagar o passivo da Fundação, fornecedores e a folha, além de ter capacidade de atuar melhor nos hospitais. "É de extrema importância essa questão de poder receber recursos de emendas federais, tanto individuais quanto de bancada, porque nenhum hospital consegue funcionar e expandir os atendimentos sem esse suporte de emendas", comenta Pablo.

O deputado cita o caso do Hospital Getúlio Vargas (HGV), sob a gestão da Fundação. O hospital já expandiu em 35% o número de cirurgias (1.250 cirurgias-mês), mesmo sem incremento financeiro. "Agora vai ser possível fazer bem mais", diz, referindo-se às emendas estaduais e federais, subvenção e aditivo. O HGV é um hospital de alta complexidade que atende casos de todo o Piauí e é gerido pelo médico Gilberto Albuquerque.

Para o atual presidente da Fundação Hospitalar, Welton Bandeira, o incremento financeiro na casa servirá para ampliar serviços e atualizar todos os pagamentos. "Com o empenho do deputado Pablo Santos e aprovar a subvenção social destinada a Fundação, vamos atualizar os pagamentos ainda em aberto. Já com a possibilidade de captar recursos através de emendas, podemos investir cada vez mais nos hospitais geridos pela casa. Significa mais avanços para saúde e ampliação dos serviços", avalia Bandeira.


Fonte: Ascom FEPISERH