Notícias

Domingo, 18 de Outubro de 2020, 09:08h

FEPISERH e Hospital Justino Luz promovem ação de conscientização para o controle do câncer de mama

Em comemoração ao Outubro Rosa, o principal hospital de Picos recebeu iluminação especial e alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Whatsapp image 2020 10 16 at 16.57.37

O Hospital Regional Justino Luz (HRJL), em Picos, recebeu iluminação especial na cor rosa como forma de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação é parte da programação do Outubro Rosa e contou com o apoio da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), instituição que administra o Justino Luz e que fez a doação dos refletores de led para iluminar a unidade de saúde.


“Sabemos da importância da campanha na conscientização desse tipo de câncer, considerado o mais comum entre as mulheres. Daí, nosso apoio e incentivo à iniciativa do HRJL em reforçar esse alerta com a iluminação do principal hospital da região de Picos. Isso, não só chama atenção das mulheres, mas também da família, esposos e esposas, amigos, namorados, filhos, enfim, da sociedade como um todo", destacou o presidente da Fundação, o médico Pablo Santos. 


O diretor técnico do HRJL, o neurologista Tércio Luz, ressalta a importância da campanha e diz que a iluminação do hospital é um reforço e serve para chamar a atenção para a causa e, principalmente, para a importância do auto-exame das mamas, além da orientação médica para uma prevenção.


“O câncer de mama, se diagnosticado na fase inicial, tem chances de cura. Por isso é importante a mulher se tocar e fazer o auto-exame. Ao perceber alguma alteração, ela deve buscar ajuda médica", diz Tércio Luz, ressaltando a importância do exame de mamografia, que também deve ser feito.  O diretor também ressaltou a iniciativa da equipe em desenvolver ações de impacto, alertando a sociedade para a causa do câncer de mama. 


Segundo a coordenadora de Humanização do HRJL, a assistente Social Keyla Lavor, o hospital sempre realiza ações nos meses comemorativos e desta vez com uma estrutura diferenciada e um lindo projeto de iluminação cor-de-rosa. Ela também destaca que outras ações serão desenvolvidas dentro do hospital com os colaboradores e pacientes durante todo o mês de outubro.


Fonte: Fepiserh