Notícias

Sábado, 07 de Novembro de 2020, 14:40h

“Devemos continuar com as medidas de proteção”, diz diretor do HGV

Diretor do HGV alerta sobre o risco de uma segunda onda da COVID 19 e pede que população continue com as medidas de segurança

Gilberto

Em entrevista ao Jornal do Piauí (TV Cidade Verde) na sexta-feira (06), o diretor-geral do Hospital Getúlio Vargas, Gilberto Albuquerque, alertou para o risco de uma segunda onda de covid-19 no Piauí e apelou aos piauienses para que continuem seguindo os protocolos de segurança estabelecidos pelas instituições de saúde desde o início da pandemia, como usar máscara facial, lavar as mãos, usar o álcool em gel e evitar aglomerações.

Segundo o médico, o pico pode ser maior ou menor, dependendo do comportamento da população. 

O diretor geral lembrou também que em todos os países onde houve a doença, cinco a sete meses depois teve a segunda onda e pontuou o que pode contribuir para esse acontecimento. “Aqui, no Brasil, temos um fato que pode levar à antecipação da segunda onda, que é o movimento político, as pessoas se cumprimentam muito, se visitam muito, formam aglomerações pequenas, médias e até grande e isso facilita muito a transmissão do vírus", disse. 

Dados do 11º Informe Epidemiológico referente aos meses de abril a outubro de 2020 mostram que o HGV registrou um aumento de 11,32% no número de internações de pessoas com Covid-19 no mês de outubro. De abril a outubro, o hospital recebeu 625 pacientes com a doença. 

Questionado sobre a estrutura de atendimento em caso de uma segunda onda, Gilberto Albuquerque destacou que, caso isso aconteça, as condições de atendimento serão melhores. 

“Durante esse tempo, as unidades de saúde vieram se estruturando. Então, hoje, a gente pode garantir que, se vier uma segunda onda, as condições de atendimento serão melhores do que quando começou, porque as equipes foram se especializando, os hospitais foram melhorando, se aparelhando, então as consequências dessa segunda onda podem ser melhor conduzidas. Nesse tempo todo, a gente aprendeu muita coisa com a covid”, finalizou.
 

HGV, com informações da TV Cidade Verde