Sexta-feira, 25 de Março de 2022, 12:27h

Centro de Parto Normal é inaugurado em Picos

div A9a05402 41bd 4156 9c51 c57ab0faf669 Centro de Parto Normal é inaugurado no Hospital Justino Luz

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta quinta-feira (24), o Centro de Parto Normal (CPN) e o serviço de Neurocirugias do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, acompanhado do Secretário de Saúde Florentino Neto, do Presidente da Fundação de Serviços Hospitalares, Ítalo Rodrigues, do Coordenador do Pró-Piauí, Rafael Fonteles, do deputado estadual Pablo Santos, dentre outras autoridades políticas.

O Centro de Parto Normal segue o modelo de assistência obstétrica, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que realça a mudança no olhar do profissional de saúde sobre a parturiente e sua família.

A unidade conta com cinco quartos (suítes), consultório obstétrico, copa, posto de enfermagem, banheiros e repouso. Os quartos são equipados com banheira para o trabalho de parto, além de equipamentos para o estímulo à evolução do parto normal, como barra fixa, bola suíça; além de assistência 24h com profissionais de enfermagem e fisioterapia para um parto com segurança e humanizado.

As cirurgias neurológicas foram implantadas há um mês e cerca de 20 procedimentos já foram realizados e foi inaugurado oficialmente pelo Governador.

A neurocirurgia atende pacientes com demandas de intervenções neurológicas, como AVC e traumas provocados por acidentes. Com a implantação do serviço, os pacientes que antes eram regulados para Teresina, agora são atendidos em Picos, reduzindo os riscos de morte e sequelas.

O governador Wellington Dias comemorou a entrega do Centro de Parto Normal. "Fico muito feliz em vir a Picos e ver obras importantes como esta. A assistência obstétrica para essa região é muito importante, pois temos uma demanda alta", disse o governador.

Na oportunidade, Wellington Dias ressaltou a importância da descentralização dos serviços de alta complexidade na região centro-sul do Piauí, com a implantação do serviço de neurocirurgias no hospital de Picos. “ Um avanço na descentralização da regulação do estado. Casos graves, agora, são tratados aqui”, argumentou.

O presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Ítalo Rodrigues, agradeceu ao Governo Estadual pela parceria e confiança junto à FEPISERH.
“ São mais serviços oferecidos para Picos e macrorregião e, em breve, vamos entregar o necrotério de Picos, então só agradecer ao governador Wellington Dias, ao secretário de Saúde Florentino Neto, ao secretário de Fazenda Rafael Fonteles, e ao deputado Pablo Santos por acreditarem no trabalho da FEPISERH e trazer melhorias para o Justino Luz.”

A diretora-geral do Justino Luz, Genyana Leal, destaca que a implementação dos novos serviços é um dos maiores avanços na saúde de Picos e macrorregião. "Sem dúvidas, nesses últimos 30 dias tivemos o maior avanço da saúde de Picos com o início da neurocirurgia e, hoje, mais um avanço com a inauguração do CPN” destaca Genyana.

Fonte: ascom Fepiserh